Thabata Arruda

Radicada em Poços de Caldas, Thabata é pesquisadora musical, redatora web e social media com 10 anos de experiência no mercado musical e criando conteúdo para a internet.
Começou sua vida na música como estudante de canto-coral e piano. Ao longo de mais de uma década, desde 1998, foi aluna da regente Lilia Valente, no Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari (Salto - SP, Brasil) e no Coro Vozes do Amanhã (São Paulo, SP). Essa vivência trouxe oportunidades para cantar em lugares como Sala São Paulo, Memorial da América Latina, Parque Ibirapuera, Teatro Gazeta, Teatro SESI, etc. Além de participar de algumas edições do Gran Finale - Festival Nacional de Corais Infantis e Jovens e fazer parte do coro de honra da ARCI (Associação de Regentes de Corais Infantis).
Ainda na adolescência, passou a pesquisar, escrever e viver intensamente na intersecção entre música, internet e cultura, criando seus próprios blogs e colaborando com outros.
Em 2011, durante a graduação de Geografia, na Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, criou a Sumo Cultural, um coletivo cultural que, posteriormente, se transformou em uma produtora, que, ao longo de 4 anos, desenvolveu e produziu projetos no interior do estado de São Paulo, como o Cinese (São Paulo e Votorantim), Festival ConSumo Cultural (Salto), Festival UFSCar Votorantim de Música, sessões de cineclube, debates, além de turnês com bandas de diferentes cidades do sul e sudeste do Brasil e também Argentina.
Há dois anos, se dedica à pesquisa com foco em mercado musical, diversidade e gênero. Já falou sobre esses temas no Centro Cultural Belchior (Fortaleza), IFSULMINAS (Poços de Caldas) e em eventos como o festival Viva Girls Rock Camp, Ciclo de Gestão Cultural da Oficinas Culturais (São Paulo) e FEBRE (Sorocaba). Suas últimas pesquisas e artigos sobre mulheres na música foram publicadas pela Revista Zumbido (Selo Sesc).
Em 2021, seu levantamento "A presença feminina nos festivais brasileiros de 2019", venceu na categoria Inovação: pesquisa em música, da 4ª edição do Prêmio SIM (Semana Internacional da Música).
Pesquisadora musical, Redatora & Social Media
INTERESSES
Música, pesquisa, internet, escrita, indústria fonográfica, audiovisual, criação artística, criação/produção de conteúdo, feminismo, diversidade e inclusão.
EXPERIÊNCIA
Foras de Série | Social Media Manager | Mar 20 - Ago 21
Nesta posição minhas principais atribuições eram criar conteúdo, gerenciar as mídias sociais do Foras de Série e elaborar relatórios de performance, cronograma de publicações, além de coordenar com o diretor de arte e videomaker demandas de criação.
Moving Girls Blog | Redatora de conteúdo | Abr 20 - Nov 20
No blog da Moving Girls escrevi sobre entretenimento com ênfase em mercado musical e podcasts.
daleGig (2DL) | Commercial & Music curator | Ago 16 - Out 20
Fui responsável pela construção de estratégias para captação e nutrição da relação com os assinantes e contratantes do produto daleGig, plataforma digital inédita para gerenciamento de turnês musicais.
+ Informações profissionais
PESQUISAS
CONTEÚDO
A presença feminina nos festivais brasileiros de 2019.
A presença feminina nos festivais brasileiros entre 2016 e 2018. (Zumbido/Selo Sesc, 2019).
Por que há poucas mulheres na música?
Moving Girls
Criação de textos para o blog.
Temas: mercado, música e áudio.
Destaques:
Anitta: a mí me gusta la dominação mundial.

Foras de Série
Roteiro para vídeos veiculados no YouTube.
Temas: empreendedorismo, cultura pop e entretenimento
Destaques:
Juliette Freire foi a maior campeã do BBB?
Sesc Santos
Roteiro e direção da série documental "Arte em Casa".
Tema: circo tradicional
Série documental em 4 episódios sobre a trajetória do Circo Portugal e o seu retorno, quando as medidas restritivas por conta da pandemia previram a retomada de espetáculos circenses.
Selo Sesc
Curadoria musical para playlists.
Temas: mulheres na música
Por que há poucas mulheres na música?
Discão da Porra
Projeto autoral de entrevistas sobre memórias afetivas e música.
No momento, são 28 entrevistas.
.png)
PRÊMIO
Vencedora na 4ª Edição Prêmio SIM (Semana Internacional da Música), em 2020.
Categoria: Inovação - Pesquisa em Música (categoria que premia iniciativas de pesquisas, mapeamentos e levantamento de dados inéditos sobre o mercado musical).
Levantamento: A presença feminina nos festivais brasileiros de 2019 (Zumbido/Selo Sesc, 2020).
CERTIFICAÇÕES
.png)
.png)
.png)
.png)